domingo, 24 de abril de 2016

Os atletas de Cristo

“Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível.Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar. Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.”  1Corintios 9:24-27

Neste texto, Paulo comparou os cristãos com os atletas que competiam em estádios naquela época. E concordo plenamente com a analogia feita por ele, pois um atleta fica anos se preparando pra conseguir resultados cada vez melhores. Mudando sua alimentação, seus hábitos, seus vícios até mudar sua vida por completo. Apenas para desenvolver suas habilidades como desportista. E com os Cristãos deve-se ter o mesmo empenho que um corredor ou um ciclista tem em conseguir vitórias. Devemos nos dedicar ao máximo em conseguir resultados cada vez melhores na pregação do evangelho e na vida ao lado de Cristo.

O apóstolo falou também que corremos como um jogador que almeja ganhar a competição e assim levar o prêmio. Porém, para os seguidores de Jesus não terá recompensa apenas para quem chegar ao tão focado “primeiro lugar”, mas sim, para todos que incessantemente foram até o final dessa jornada.

Um dia, pesquisando na internet acabei encontrando uma publicação em um site sobre “ciclismo” (www.ciclismobr.com.br). O texto dizia o seguinte em seu título “Os dez mandamentos para ser um grande atleta” e isso me chamou a atenção para ler a matéria. Lendo, percebi que todos aqueles princípios poderiam ser aplicados na minha vida também como evangélico. Então mudei o foco do artigo e acrescentei alguns textos bíblicos que me ajudou a compreender melhor o que é ser um atleta de Cristo, e gostaria de compartilhar esse aprendizado com vocês.

Os dez mandamentos para ser um grande atleta

1-Saber pra onde ir.
Sair por ai sem um rumo certo parece ser algo sem muita coerência. Saber para onde vamos é um passo muito importante para qualquer coisa na vida. Mas para onde vamos? Qual deve ser nosso foco? Em Filipenses 3:20 diz assim: “A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperemos ansiosamente o salvador, o Senhor jesus Cristo.”
O céu é para onde estamos indo, e lá deve estar também nosso foco. Devemos ter em nossa mente que o Céu é o nosso lugar, é a linha de chegada, o lugar no qual nós vamos habitar eternamente. Não somos daqui, por isso, nosso foco deve estar no lar celestial. Assim como Paulo também disse “Mantenha o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas” Colossenses 3:2.

2-Traçar um caminho.
Jesus disse em João 14:6
“Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.”
Não precisamos traçar um caminho pra chegar ao nosso destino, pois esse já existe, precisamos apenas segui-lo. Essa estrada é o nosso Senhor Jesus Cristo, á quem devemos nossa vida por ter Ele nos dado a Salvação eterna e não nos desviar desse caminho é o que devemos fazer. Se mantendo firmes e alertas, seguindo á Cristo e Seus passos até o fim.

3-Saber o que fazer.
Se você quer seguir verdadeiramente a Jesus Cristo, abandone os caminhos maus e peça perdão enquanto está em tempo. Não se iluda, os mandamentos são para todos nós, e saiba que somos pecadores, mas não podemos continuar pecando.
“Tu és bondoso e perdoador, Senhor, rico em graça para com todos os que te invocam.” Salmos 86

4-Dedicar-se aos treinos.
Os cultos na igreja, JAs, Vigilhas, distribuição de livro e folhetos, visitas missionárias, clube de desbravadores e muitos outros ministérios e programas da igreja servem para treinar, para que quando vier um obstáculo, o cristão ter em consciência o que fazer. Mas para isso devemos participar dessas programações. Ficar em casa estudando a palavra de Deus ajuda muito na composição do seu treino, mas devemos participar também das reuniões feitas pela igreja para que possamos colocar em pratica o que aprendemos na bíblia. Davi fala no Salmos 122:1
"Alegrei-me quando me disseram: vamos à casa do Senhor"

5-Dedicar sua vida ao esporte
Paulo compara o esporte ao cristianismo, e cristianismo é evangelismo. Devemos nos dedicar ao máximo na pregação do evangelho e levar cada vez mais pessoas ao caminho certo que é Cristo. Paulo ainda diz em 1 Corintios 9:16.
“Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!”

6-Dedicar-se mais uma vez
É muito interessante o que Ayrton Senna falou certa vez
“Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si.”
E ele não deixa de estar certo, se queremos ir para o céu devemos nos esforçar para que isso aconteça. Já que a pregação do evangelho antecede o fim e a volta de Cristo, como diz lá em Mateus 24:14.
“E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.”

7-Superar momentos chatos
Na trajetória da nossa vida sempre passaremos por momentos de angustia e de tristeza, mas precisamos ser firmes e ter sempre alegria no coração e superar esses momentos.
“Meus irmãos, tende grande alegria quando cairdes em várias tentações;
 Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência.
Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.” Tiago 1:2-4

8-A genética
 “É importante saber que a genética faz parte da formação de um atleta. Diria que a genética não é um fator excludente, pelo menos não em grande parte dos casos, porém é fácil perceber que alguns atletas têm a genética perfeita para o desempenho.” (Esse relato estava no site www.ciclismobr.com.br)
A genética é muito importante no meio atlético, porém, quando se compara a um “cristão” o mesmo relato pode ser afirmado, a diferença e que todos nós temos a genética de Cristo, pois Ele deu o seu sangue por todos nós. E é indiscutível, o fato de que todos nós, graças a esse ato de misericórdia vindo de Deus, podemos ser vencedores.“Eles, pois o venceram por causa do sangue do cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida. Apocalipse” 12:11

9-Equipamento e instrumentos.
Quando se fala sobre isso, é muitas vezes achado que se deve gastar um monte com livros de estudo, revistas, CDs, bíblias ilustradas para ser um bom cristão. Isso é, de fato, muito importante, mas não devemos nos levar apenas por esses instrumentos, saiba que nós mesmos somos instrumentos de salvação e de pregação, não é preciso que tenhamos vários equipamentos para pregar o evangelho, basta termos o foco em Cristo e no seu evangelho e na salvação do nosso próximo que faremos um ótimo trabalho.
 “E enviou-os a pregar o reino de Deus, e a curar os enfermos. E disse-lhes: Nada leveis convosco para o caminho, nem bordões, nem alforje, nem pão, nem dinheiro; nem tenhais duas túnicas.” Lucas 9:3

10-Psicologia.
“Acredito que um dos pontos mais importantes de um atleta é a cabeça, que por sua vez, o atleta deve se auto-motivar, cair e se levantar de cabeça erguida, correr atrás do que falta, ter força de vontade para sair para treinar. (Relato do site www.ciclismobr.com.br)”
Com o Cristão não é diferente, devemos sempre ter em mente que Cristo já venceu o mundo e por isso nós também já o vencemos, e por isso devemos estar sempre de cabeça erguida e não nos desmotivar pelos obstáculos que aparentemente nos impedem de vencer.
“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” João 13:33

Conclusão
A questão de tudo isso é: Será que estamos nos esforçando para ser atletas de cristo? Será que estamos nos empenhando a todas essas coisas?
Jesus quer nos dar a coroa da vitoria, e essa coroa é incorruptível, ela é eterna, e todos nós podemos ganhar. Mas assim como um atleta se não treinar, se não se dedicar, não alcança a vitoria, nós como cristão também não alcançaremos a vitoria em Cristo se não nos dedicar cada vez mais e mais, como isso sendo a razão de nossas vidas.Vamos focar nossas vidas nessa corrida e dedicar-se ao máximo para que as pessoas a nossa volta saibam dessa coroa e da salvação em Cristo Jesus! Amem.

Assista este vídeo sobre um grande corredor que dedicou sua vida ao esporte, mas que aparentemente por um momento tudo deu errado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário