domingo, 30 de agosto de 2015

Dormindo no Getsêmani

Por Henrique Dias

Quem nunca dormiu na hora e no lugar errado? Quem nunca passou por essa situação? No ônibus, na escola, dentro da igreja, no jardim... Mas espera ai... No jardim? Como assim?

Na bíblia conta-se a história de três jovens que dormiram em um jardim, quando na verdade deveriam estar acordados. E é sobre essa história que vou falar hoje.

Marcos 14:32-42 diz assim:

“Então, foram a um lugar chamado Getsêmani; ali chegados disse Jesus aos seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou orar.
E levando consigo a Pedro, Tiago e João, começou a sentir-se tomado de pavor e de angustia.

E lhes disse: A minha alma está profundamente triste até a morte; ficai aqui, e vigiai.

E, tendo ido um pouco mais adiante, prostrou-se em terra; e orava para que, se fosse possível, lhe fosse poupada àquela hora.
E disse: Aba, Pai, todas as coisas te são possíveis; afasta de mim este cálice; não seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres.
Voltando, achou-os DORMINDO; e disse a Pedro: Simão, tu dormes? não pudeste vigiar nem uma hora?
Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.
Retirando-se de novo, orou repetindo as mesmas palavras.
Voltando, achou-os outra vez DORMINDO, porque os seus olhos estavam pesados, e não sabiam o que lhe responder.
E veio pela terceira vez, e disse-lhes: Ainda dormis e repousais! Basta! Chegou a hora. Eis que o Filho do homem vai ser entregue nas mãos dos pecadores.
Levantai-vos, vamos; eis que o traidor se aproxima”.


Aqueles três discípulos eram os mais chegados a Cristo, eles eram os seus melhores amigos, aqueles a quem o mestre mais confiava aqui na terra. Agora imagine você essa cena. Jesus estava tomado de pavor, com uma angustia inigualável, passando pelo pior momento de sua vida até àquele momento. Então o mestre chama aqueles três jovens para acompanhá-lo em oração, mas ao voltar encontra-os dormindo. Os seus melhores amigos dormindo quando na verdade deveriam estar ao lado de Cristo orando e vigiando.

O jardim do Getsêmani era um lugar já conhecido de Jesus e seus discípulos (Lucas 22:39). Frequentavam aquele lugar quase que como uma rotina. Mas dessa vez o Mestre tinha um propósito diferente para esse jardim. Cristo precisava se preparar para o tempo que estava por vir. Ele precisava se preparar para todas as chicotadas que levaria, todos os insultos que ouviria, toda a dor que sentiria e para todos os pecados que carregaria. Em poucas palavras Jesus havia ido ao Getsêmani simplesmente se preparar espiritualmente para a cruz que Ele carregaria algumas horas depois.

No entanto, se Cristo queria se preparar para um momento que Ele teria que passar sozinho, por que convidou seus discípulos para orar e vigiar junto com Ele? Além dos discípulos serem os mais chegados do Messias, qual outro motivo para que eles tenham ido ao jardim acompanhados de Jesus?

Cristo queria prepara-los também, “Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua CRUZ, e siga-me. (Mateus 16:24)” Neste verso podemos ver que os discípulos também tinha uma “cruz” para carregar e precisavam também se preparar para ela, assim como nós que somos seguidores de Cristo hoje, também precisamos nos preparar para esse requisito.

Porém, ao olhar para o mundo hoje, percebo que as pessoas tem um conceito diferente do que realmente significa essa “cruz”. Uma prova disso é quando o sujeito ao olhar para um problema ou uma dificuldade, diz aquela famosa frase, “Essa é a Cruz que tenho que carregar”. Quem nunca disse essa frase não é mesmo?

Estamos associando os obstáculos e adversidades de nossas vidas com a “cruz” que Deus deu á nós. Mas será que ela tem realmente esse significado? Em I Coríntios 1:18 diz assim: “ Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus”. A cruz é de maneira alguma um problema ou um fardo que temos que carregar. Muito pelo contrario a cruz é o próprio poder de Deus para os que O amam. E isso deve ser um motivo de grande alegria do povo cristão. Mas, se fizermos como os discípulos e dormirmos ao invés de nos preparar, ela pode sim se tornar um fardo muito pesado para nós.

Lembro-me da vez em que comprei uma bicicleta para começar a praticar exercícios físicos, pois estava me tornando uma pessoa sedentária. A loja que comprei não a levava até minha casa, já que ainda moro em uma área rural de difícil acesso. Então fiz o seguinte. Deixei a bicicleta na igreja durante a semana. E no sábado levei outra roupa para que no final do culto eu levasse a bike para casa.

Havia um almoço na igreja, os famosos “junta panelas” e fiquei para comer. Mas como a comida estava muito boa, servi a mais do que deveria. E além de ser verão e estar muito quente, eu me esqueci de levar água. Então depois da refeição peguei a magrela e fui. Eu estava sem preparo físico nenhum, em um calor intenso, com o estômago cheio e sem água para beber. Não preciso nem dizer o que aconteceu certo?  Na metade do caminho eu passei mal, e não havia casa alguma por perto. Liguei para meu pai e ele veio me buscar.

Essa situação engraçada que passei, mostra o quanto precisamos estar preparados para qualquer ato que formos fazer. Seja físico ou espiritual, sempre deve haver um preparo. Com isso, separei as três coisas que Cristo fez no Getsêmani, que os discípulos deveriam ter feito e que nós precisamos fazer, tanto para levar a mensagem da cruz quanto para receber o poder de Deus.

Orar


A primeira prática que devemos fazer para nos preparar para cruz é a oração. A Igreja adventista fala muito sobre esse tema. Vejo vários pastores e várias mensagens falando sobre esse assunto. Mas apenas falar não basta, é preciso fazer e viver isso para que a nossa capacidade seja estabelecida.

Essa prática é muito mais do que apenas pedir ou de agradecer. A oração é você conversar com Deus, é tirar um tempo para contar seu dia ao Senhor. Ele sabe todas as coisas, mas quer ouvir de você os seus problemas, as suas alegrias, os seus feitos, suas ideias e seus planos. Ele quer que você clame e peça ajuda para enfrentar as barreiras da vida, e também te capacitar a levar essa “cruz” que é o Seu evangelho.

Será que estamos tirando tempo para conversar com o Pai celestial? Ou estamos gastando o nosso tempo com coisas que não deveríamos fazer? A oração é o primeiro passo para a preparação e consequentemente para a salvação eterna. Temos que nos ajoelhar mais, orar mais, clamar mais e assim firmar um relacionamento intimo e concreto com Deus.

Vigiar


Para entendermos o que é vigiar, pesquisei o significado de vigia, e a interpretação que melhor definiu esse termo foi o seguinte: “Vigia, pessoa que faz o trabalho de zelar, através da observação, por um patrimônio a fim de não permitir que outros o danifiquem ou furtem. Aquele que está atento e estrategicamente posicionado para através da observação identificar os movimentos e ações do inimigo, sua maior arma é a visão e a percepção e a sua informação é de suma importância. (Dicionário Informal)”.

Quando Jesus diz para sermos vigias ou para vigiarmos, Ele não está se referindo apenas ao seu retorno a esse mundo. Mas esta da mesma forma declarando a importância de vigiar o inimigo e todas as suas armadilhas como disse a Pedro no monte das Oliveiras, “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação”. Por outro lado, pode-se entender que sendo vigias de Cristo precisamos zelar por um patrimônio. Propriedade essa que chamamos de Corpo que é o templo do espirito Santo e também zelar e cuidar do nosso planeta terra que no momento é nosso único lar.

Aceitar A vontade de Deus


Certa menina Alemã nasceu em uma família em que todos tinham os olhos azuis, porém ela tinha olhos castanhos, e todo dia chorava por querer ter olhos azuis iguais a todos da sua família.
Um dia sua mãe lhe disse em um culto familiar que Deus pode responder todas as orações. Ouvindo isso aquela garotinha ficou muito alegre, e na hora de dormir ela orou e disse com tanta fé: “Senhor Jesus, o Senhor sabe do meu coração, e sabe o desejo que tenho de ter os olhos azuis iguais os da minha mamãe, do meu papai, e dos meus irmãos, e estou com toda a minha fé, te pedindo que quando eu acordar eu esteja com meus olhos azuis”. No dia seguinte acordou toda eufórica e em um pulo foi direto para o espelho, mas para a sua surpresa os olhos dela continuavam castanhos.
O tempo passou aquela garotinha cresceu, por ser Evangélica desde pequena, sentiu um chamado forte para missões, ela foi para Índia onde crianças eram sacrificadas para holocaustos a deuses de lá, a missão dela era se disfarçar de Indiana e quando alguém fosse no "templo" vender uma criança, ela comprava e levava a criança para um lugar seguro, onde elas aprendiam a servir a Deus.
Certo dia em uma conversa, uma velha amiga lhe diz: “Que lindo esse trabalho que você faz com as crianças, e como Deus é maravilhoso, pois se você tivesse nascido com os olhos azuis iguais todos da sua família, você não conseguiria se disfarçar de Indiana, Deus é maravilhoso não é mesmo?”. E foi quando aquela mulher percebeu que Deus nunca concedeu aquele pedido a ela, pois Ele tinha uma obra maravilhosa para cumprir em sua vida. (Autor desconhecido)-


Muitas vezes Deus tem planos para nossas vidas e nós reclamamos e não queremos obedecer. Mas Deus sabe o que é melhor para nós, Ele pode ver todas as coisas. E mesmo assim insistimos em querer mudar os planos de Deus. Por mais que não entendamos ou que não faça sentido é preciso aceitar o que o Senhor tem para seus filhos. Aceitar a vontade de Deus é a ultima coisa que precisamos ter para o preparo necessário para carregar a Cruz, porém não é menos importante do que vigiar e orar.

Conclusão


Esses três compromissos devem ser praticados juntos em um pé de igualdade. Orar, vigiar e aceitar. Mas para isso precisamos deixar o sono espiritual de lado e começar a nos preparar. Hoje a cena do jardim do Getsêmani está se repetindo, mas podemos e devemos mudar esse quadro. Quando Cristo voltar a esse mundo, que Ele nos encontre preparados e acordados para uma vida eterna ao invés de dormindo e sem preparo algum.


Que Deus abençoe a cada um e que a Sua graça esteja com vocês!

3 comentários: