quarta-feira, 27 de abril de 2016

Simples como andar de bicicleta... Será?

Uma manhã, como outra qualquer, eu levantei da cama, tomei banho, me arrumei e subi na minha moto pra ir trabalhar. Quando para minha surpresa a “bichinha” não quis pegar. “E agora?” eu pensei “vou ter que ir a pé!”, e pra minha infelicidade foi o que aconteceu. Fazia alguns anos que eu dependia da moto e já não caminhava tanto assim. Cinco quilômetros parece pouco, mas para mim foi uma distância enorme. O que por um lado foi muito bom, pois percebi o quanto estava sedentário.

Foi aí que surgiu a “mirabolante” ideia de comprar uma bicicleta. A minha intenção era a melhor possível, e o plano também muito simples. Eu tinha apenas que ir trabalhar um ou dois dias por semana com a magrela fazendo assim um exercício físico bem prático. Só que havia um pequeno “porém”. A loja onde a comprei não fazia o carreto, então para que a bike chegasse até minha casa eu teria que ir, logicamente, pedalando. O que parecia ser uma boa para um sábado de sol.

Como de costume no sábado pela manhã fui à igreja, e levei uma muda de roupa mais leve para que depois do culto eu estivesse mais confortável em levar a bicicleta para casa. No entanto, naquele dia houve um almoço na igreja, os famosos “junta panelas”, E como eu não sou de dispensar uma boca livre, fiquei e almocei; só que meu “olho grande” falou mais alto, e acabei comendo mais do que deveria.

O problema não foi levar a magrela pra casa, e sim o meu preparo para que isso acontecesse. Eu estava com o estomago cheio, sob um sol de “rachar pedra” às 2 horas da tarde e ainda pra variar me esqueci de levar água.  Bom, é lógico que depois de tanta desatenção, algo de ruim iria acontecer, e depois de alguns minutos pedalando, eu passei mal. E lá estava eu, na metade do caminho onde, por incrível que pareça, não havia casa nenhuma, minhas pernas já não aguentaram mais e eu tive que parar.

No fim das contas, eu consegui chegar até em casa, cansado, com sede e com câimbras nas pernas mais cheguei. Essa história, pode até ser engraçada, mas me abriu os olhos para o quanto nós jovens estamos dependentes dos confortos da vida moderna, e isso está cada vez mais, de certa forma, travando o nosso corpo para atividades que teriam que ser prazerosas ao invés de cansativas e exaustivas como o “andar de bicicleta”. Pensando nesse fato resolvi pesquisar em alguns sites sobre o que é o “tal” sedentarismo e como prevenir.

Descobri que esse estado físico se dá devido à falta de atividades físicas. É considerada como "a doença do século". As pessoas que tem pouco gasto calórico semanalmente por essa ausência são consideradas sedentárias ou com hábitos sedentários. E isso pode provocar vários problemas futuros de saúde. Mas ainda bem que existem diversas indicações para que os indivíduos sedentários possam adotar uma mudança de hábitos de vida.

A prática de atividades físicas e esportivas como: caminhar, correr, nadar, praticar ginástica, exercícios com pesos, jogar bola e o pedalar são exemplos para combater o sedentarismo e melhorar sua qualidade de vida.

A bicicleta, exemplo que eu aderi, é uma maneira barata, ágio, não polui o meio ambiente e traz uma grande eficácia na parte física da pessoa. Hoje, não sou mais sedentário, ando de bicicleta e não me canso com facilidade como antes. Mas para ter segurança em atividades como essa, não faça como eu, ao começar uma rotina de exercícios consulte um médico ou um educador físico para a orientação das melhores operações físicas, já que não são recomendadas as mesmas atividades para todas as pessoas, e com certeza terás um melhor rendimento e segurança.

domingo, 24 de abril de 2016

Os atletas de Cristo

“Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível.Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar. Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.”  1Corintios 9:24-27

Neste texto, Paulo comparou os cristãos com os atletas que competiam em estádios naquela época. E concordo plenamente com a analogia feita por ele, pois um atleta fica anos se preparando pra conseguir resultados cada vez melhores. Mudando sua alimentação, seus hábitos, seus vícios até mudar sua vida por completo. Apenas para desenvolver suas habilidades como desportista. E com os Cristãos deve-se ter o mesmo empenho que um corredor ou um ciclista tem em conseguir vitórias. Devemos nos dedicar ao máximo em conseguir resultados cada vez melhores na pregação do evangelho e na vida ao lado de Cristo.

O apóstolo falou também que corremos como um jogador que almeja ganhar a competição e assim levar o prêmio. Porém, para os seguidores de Jesus não terá recompensa apenas para quem chegar ao tão focado “primeiro lugar”, mas sim, para todos que incessantemente foram até o final dessa jornada.

Um dia, pesquisando na internet acabei encontrando uma publicação em um site sobre “ciclismo” (www.ciclismobr.com.br). O texto dizia o seguinte em seu título “Os dez mandamentos para ser um grande atleta” e isso me chamou a atenção para ler a matéria. Lendo, percebi que todos aqueles princípios poderiam ser aplicados na minha vida também como evangélico. Então mudei o foco do artigo e acrescentei alguns textos bíblicos que me ajudou a compreender melhor o que é ser um atleta de Cristo, e gostaria de compartilhar esse aprendizado com vocês.

Os dez mandamentos para ser um grande atleta

1-Saber pra onde ir.
Sair por ai sem um rumo certo parece ser algo sem muita coerência. Saber para onde vamos é um passo muito importante para qualquer coisa na vida. Mas para onde vamos? Qual deve ser nosso foco? Em Filipenses 3:20 diz assim: “A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperemos ansiosamente o salvador, o Senhor jesus Cristo.”
O céu é para onde estamos indo, e lá deve estar também nosso foco. Devemos ter em nossa mente que o Céu é o nosso lugar, é a linha de chegada, o lugar no qual nós vamos habitar eternamente. Não somos daqui, por isso, nosso foco deve estar no lar celestial. Assim como Paulo também disse “Mantenha o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas” Colossenses 3:2.

2-Traçar um caminho.
Jesus disse em João 14:6
“Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.”
Não precisamos traçar um caminho pra chegar ao nosso destino, pois esse já existe, precisamos apenas segui-lo. Essa estrada é o nosso Senhor Jesus Cristo, á quem devemos nossa vida por ter Ele nos dado a Salvação eterna e não nos desviar desse caminho é o que devemos fazer. Se mantendo firmes e alertas, seguindo á Cristo e Seus passos até o fim.

3-Saber o que fazer.
Se você quer seguir verdadeiramente a Jesus Cristo, abandone os caminhos maus e peça perdão enquanto está em tempo. Não se iluda, os mandamentos são para todos nós, e saiba que somos pecadores, mas não podemos continuar pecando.
“Tu és bondoso e perdoador, Senhor, rico em graça para com todos os que te invocam.” Salmos 86

4-Dedicar-se aos treinos.
Os cultos na igreja, JAs, Vigilhas, distribuição de livro e folhetos, visitas missionárias, clube de desbravadores e muitos outros ministérios e programas da igreja servem para treinar, para que quando vier um obstáculo, o cristão ter em consciência o que fazer. Mas para isso devemos participar dessas programações. Ficar em casa estudando a palavra de Deus ajuda muito na composição do seu treino, mas devemos participar também das reuniões feitas pela igreja para que possamos colocar em pratica o que aprendemos na bíblia. Davi fala no Salmos 122:1
"Alegrei-me quando me disseram: vamos à casa do Senhor"

5-Dedicar sua vida ao esporte
Paulo compara o esporte ao cristianismo, e cristianismo é evangelismo. Devemos nos dedicar ao máximo na pregação do evangelho e levar cada vez mais pessoas ao caminho certo que é Cristo. Paulo ainda diz em 1 Corintios 9:16.
“Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!”

6-Dedicar-se mais uma vez
É muito interessante o que Ayrton Senna falou certa vez
“Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si.”
E ele não deixa de estar certo, se queremos ir para o céu devemos nos esforçar para que isso aconteça. Já que a pregação do evangelho antecede o fim e a volta de Cristo, como diz lá em Mateus 24:14.
“E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.”

7-Superar momentos chatos
Na trajetória da nossa vida sempre passaremos por momentos de angustia e de tristeza, mas precisamos ser firmes e ter sempre alegria no coração e superar esses momentos.
“Meus irmãos, tende grande alegria quando cairdes em várias tentações;
 Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência.
Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.” Tiago 1:2-4

8-A genética
 “É importante saber que a genética faz parte da formação de um atleta. Diria que a genética não é um fator excludente, pelo menos não em grande parte dos casos, porém é fácil perceber que alguns atletas têm a genética perfeita para o desempenho.” (Esse relato estava no site www.ciclismobr.com.br)
A genética é muito importante no meio atlético, porém, quando se compara a um “cristão” o mesmo relato pode ser afirmado, a diferença e que todos nós temos a genética de Cristo, pois Ele deu o seu sangue por todos nós. E é indiscutível, o fato de que todos nós, graças a esse ato de misericórdia vindo de Deus, podemos ser vencedores.“Eles, pois o venceram por causa do sangue do cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida. Apocalipse” 12:11

9-Equipamento e instrumentos.
Quando se fala sobre isso, é muitas vezes achado que se deve gastar um monte com livros de estudo, revistas, CDs, bíblias ilustradas para ser um bom cristão. Isso é, de fato, muito importante, mas não devemos nos levar apenas por esses instrumentos, saiba que nós mesmos somos instrumentos de salvação e de pregação, não é preciso que tenhamos vários equipamentos para pregar o evangelho, basta termos o foco em Cristo e no seu evangelho e na salvação do nosso próximo que faremos um ótimo trabalho.
 “E enviou-os a pregar o reino de Deus, e a curar os enfermos. E disse-lhes: Nada leveis convosco para o caminho, nem bordões, nem alforje, nem pão, nem dinheiro; nem tenhais duas túnicas.” Lucas 9:3

10-Psicologia.
“Acredito que um dos pontos mais importantes de um atleta é a cabeça, que por sua vez, o atleta deve se auto-motivar, cair e se levantar de cabeça erguida, correr atrás do que falta, ter força de vontade para sair para treinar. (Relato do site www.ciclismobr.com.br)”
Com o Cristão não é diferente, devemos sempre ter em mente que Cristo já venceu o mundo e por isso nós também já o vencemos, e por isso devemos estar sempre de cabeça erguida e não nos desmotivar pelos obstáculos que aparentemente nos impedem de vencer.
“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” João 13:33

Conclusão
A questão de tudo isso é: Será que estamos nos esforçando para ser atletas de cristo? Será que estamos nos empenhando a todas essas coisas?
Jesus quer nos dar a coroa da vitoria, e essa coroa é incorruptível, ela é eterna, e todos nós podemos ganhar. Mas assim como um atleta se não treinar, se não se dedicar, não alcança a vitoria, nós como cristão também não alcançaremos a vitoria em Cristo se não nos dedicar cada vez mais e mais, como isso sendo a razão de nossas vidas.Vamos focar nossas vidas nessa corrida e dedicar-se ao máximo para que as pessoas a nossa volta saibam dessa coroa e da salvação em Cristo Jesus! Amem.

Assista este vídeo sobre um grande corredor que dedicou sua vida ao esporte, mas que aparentemente por um momento tudo deu errado.

segunda-feira, 28 de março de 2016

Mente, Caráter e personalidade

Já a muitos anos que a Casa Publicadora Brasileira (CPB) vem publicando versões do livro “Mente, caráter e personalidade volume I”. Obra essa, que foi organizada contendo trechos de grande parte dos escritos de Ellen G. White (1827-1915); desde cartas e manuscritos até livros e artigos produzidos pela escritora.

O livro em si, não apresenta nada de “novo”, porém, em 2014 a CPB lançou esse livro em uma edição especial reduzida, retirando algumas citações repetidas, e acrescentando um guia de estudos no final da obra. Isso faz com que acrescente um novo foco ao livro não sendo indicado apenas as pessoas que tem interesse sobre o assunto mas principalmente para pequenos grupos ou reuniões familiares, onde o número de pessoas que estuda o mesmo livro é maior.

Nesta obra é exposta a opinião da Sr.ª White em relação à área da fisiologia (ramo da biologia que estuda as múltiplas funções mecânicas, físicas e bioquímicas nos seres vivos.), nutrição e educação, igualmente como em outros campos. Sendo que no final de cada citação menciona-se a fonte de onde o trecho foi originalmente retirado, dando a possibilidade do leitor consultar o contexto original.

A escritora apresenta uma nítida relação entre a mente, corpo e espirito, frisando sempre na boa alimentação, exercícios físicos, e no bom estudo para que com isso tenhamos uma melhor compreensão de toda palavra de Deus. Ela também destaca os perigos das influências e dos ambientes muitas vezes vistos dentro de casa, dando ênfase principalmente na família e no amor que deveria estar presente e que na maioria dos lares não é o que verdadeiramente acontece.

As declarações de Ellen são reais advertências e esclarecimentos que se deveria não somente ler e ouvir o que lá está escrito, mas também pôr em prática em nossa vida. Vivemos de fato em um grande conflito cósmico, no qual somos diretamente afetados, e precisamos estar prontos para quando Cristo voltar à essa terra e buscar seu povo. Realmente precisamos cuidar da nossa mente e nos entregar a Jesus, pois jamais teremos condições de habitar um céu onde o amor reina, sendo que aqui vivemos o contrário dos princípios do grande Deus.

Esse livro é uma ótima opção para leitura , pois é um excelente manual para saúde mental e espiritual. Todavia, é uma leitura totalmente formal fazendo uso de palavras e termos que não são absolutamente conhecidos, devido à época em que foi escrito, sendo difícil a compreensão de alguns trechos  . Entretanto indico essa obra a todo o tipo de pessoa, desde jovens até pais de famílias que desejam estruturar seus lares. Mesmo sendo uma leitura um pouco cansativa para quem não é acostumado a ler muito, o seu conteúdo de altíssimo valor, faz valer a pena o tempo gasto em frente as páginas.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Esperança Viva

O livro “Esperança viva” está sendo lançado este ano pela editora de livros da Casa Publicadora Brasileira (CPB), com apoio da Rede Novo Tempo de Comunicação, com o objetivo de ser o livro missionário de 2016 da Igreja Adventista do Sétimo Dia; respondendo as dúvidas mais frequentes das pessoas que ainda não conhecem a verdade.

Os temas propostos e escritos por Ivan Saraiva, Orador dos programas “Está escrito” na TV, e “A Voz da Profecia”, na rádio Novo Tempo, são fundamentais para qualquer tipo de pessoa. Assuntos como Esperança, Virtualidade, Criacionismo e Evolucionismo, Ateísmo, Teologia da prosperidade, Dons de línguas, Milagres, Inferno, Ocultismo, Arrebatamento, eternidade e salvação; nos revelam a verdade por trás de várias entidades que se dizem “religiosas” e nos alerta sobe tais assuntos que nos fazem refletir sobre nossa própria vida.

Saraiva explica cada assunto usando várias ilustrações vividas por ele mesmo e também versos bíblicos, fazendo uso da coerência em cada detalhe da explicação e com subtítulos criativos e atraentes . E no final de cada capitulo o leitor se depara com várias perguntas relevantes e interessantes sobre o conteúdo lido até então, com as respostas propostas em versos da bíblia.

O Pastor encerra sua obra posicionando sua opinião ao ver igrejas que pregam inverdades cheios de fieis, enquanto os cultos que falam da verdade completamente vazios; e conclui dizendo da certeza de que Jesus morreu por cada um de nós, ressuscitou e que está em seu trono de glória, e que ajudará todos que quiserem a terem uma restauração completa.

Com tantos cultos dissimulados e ilusórios que existem em cada esquina de uma cidade, esse livro traz um conhecimento a mais para sabermos responder várias dúvidas, como: qual denominação fala a verdade? Como saber se o milagre vem de Deus ou não? Ainda que a leitura não fosse agradável como de fato é, mesmo assim valeria a pena ler um exemplar dessa obra ou então dar de presente à alguém especial para você, devido ao conteúdo maravilhoso que contém em suas páginas.

terça-feira, 24 de novembro de 2015

O som do jornalismo

Artigo intitulado “o Jornalismo Literário como gênero e conceito” foi publicado no site da intercom em 2006 com o objetivo de propor uma conceituação para o termo Jornalismo Literário, destinado aos profissionais da área.

Motivado pelo resultado da pesquisa feita pela Universidade Federal Fluminense, o professor de mestrado e doutorado em Comunicação Felipe Pena, define de maneira bem escrita e humorada o significado deste termo que intitula sua obra. Usando várias citações do livro “Jornalismo literário: a melodia da informação” e também de vários outros trabalhos.

Pena também faz uma análise histórica do início da comunicação, e na sequência traz um conceito elaborado por ele chamado de “Estrela de sete pontas”, explicando quais barreiras essa fórmula precisa ultrapassar dos outros gêneros jornalísticos; deixando bem claro que jornalismo literário é a forma mais completa do que se considera notícia.

Por fim, o professor usa a música como exemplo para comparar esse gênero. Onde ele afirma que a harmonia sonora fica por muito mais tempo na memória de que à escuta. E assim, a mesma harmonia acontece nesse tipo de texto, deixando a notícia mais atrativa, bem explicada e muito mais ampla que o normal.

Em meio a tantas informações superficiais e efêmeras escritas hoje em dia, é visto neste novo método de jornalismo algo com muito mais significado e perspicácia. E o autor consegue passar muito bem esta definição, principalmente quando convida ao leitor a não apenas ler o seu artigo, mas também ouvi-lo.

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Submissão

O feminismo tem sido um assunto discutido já a muito tempo pela sociedade. Inclusive, várias igrejas são criticadas por serem machistas. contudo, isso me leva à seguinte pergunta: "A igreja deva ser feminista?".

Segundo o escrito bíblico de Efésios 5 e 6, a mulher deve ser submissa ao homem, reconhecendo a sua liderança no lar; o que seria um "pensamento machista" da parte de Deus. Porém, no mesmo texto, mostra que o homem também deve ser submisso a mulher, amando-a e sacrificando-se por ela.

O problema maior está nestes dois extremos. Onde um grupo pensa que a mulher deve ser eternamente a "dona do lar"; e o outro, busca reconhecimento e direitos iguais, vistos pela oposição como "privilégios". No entanto seria insensatez se firmar em algum desses lados.

Mas não quero com isso generalizar todos, visto que várias mulheres ainda sofrem com violência ou desigualdade no mundo todo, assim como homens também padecem pelos mesmos problemas, só que em proporção menor. entretanto, a realidade é que não há como existir uma igualdade de direitos, olhando apenas pelo fato de termos sexos diferentes.

Deste modo, posso afirmar que a submissão é mutua. Onde todos terão seus momentos de se submeter a pessoa do outro sexo. Sendo que nenhum dos extremos deve se firmar em alguma religião e até mesmo na sociedade. Porém a busca por direitos deve haver por qualquer pessoa.